quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Questão 40 - Enfermeiro


Banca Organizadora: Prefeitura do Rio de Janeiro
Ano: 2015
Órgão Contratante: Rio Saúde
Cargo: Enfermeiro

40)  Segundo Brandão & Santos, dentre as soluções antissépticas listadas, a única indicada para uso em feridas denomina-se:
(A) clorexidina
(B) PVPI a 10%
(C) ácido acético a 1%
(D) ácidos graxos essenciais

Comentários:
“Existem diversos tipos de ácidos graxos, mas se tratando de tratamento de feridas, o ácido linoléico e o ácido linolênico são os mais importantes, pois não podem ser sintetizados pelos mamíferos, por não possuírem a enzima delta 9-dessaturase, sendo assim chamados de ácidos graxos essenciais (AGE)(3). Produtos à base de AGE para tratamento de feridas podem conter um ou os dois AGE, acrescidos de outras substâncias, tais como a vitamina A, E e lecitina de soja, ou integrar formulações de triglicérides de cadeia média (TCM). Este último contém em sua estrutura predominantemente ácidos graxos com oito carbonos (caprílico), dez carbonos (cáprico), seis carbonos (capróico) e doze carbonos (ácido láurico). O triacilglicerol dos ácidos cáprico e caprílico merece aten- ção especial como ésteres. Em sendo classificado como triglicérides de cadeia média, eles são úteis como fonte nutricional, solvente, veículos e estabilizador de produtos a ser administrado por via oral, tópica ou parenteral. Eles podem ter usos no tratamento e prevenção da dermatite amoniacal e úlceras por pressão, formando uma barreira protetora para a pele, impedindo maceração, além de ser de importância nos processos de inflamação celular, proporcionando alívio após a primeira aplicação e nutrição celular local, além de ter uma grande capacidade de regeneração dos tecidos(4). Todos estes componentes agem de forma a aumentar a resposta imune, acelerando o processo inflamatório, e consequentemente estimulando o processo de cicatrização por meio da angiogênese e da epitelização, facilitando a entrada de fatores de crescimento na célula.

Transcrito do artigo: Utilização dos ácidos graxos no tratamento de feridas: uma revisão integrativa da literatura nacional, autores: Adriano Menis Ferreira , Bruna Machado Vieira de Souza , Marcelo Alessandro Rigotti , Marisa Rolan Dias Loureiro.


Resposta: D
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do Blog

Seguidores

Total de views