Os 12 Pares de Nervos Cranianos
Os nervos cranianos são os mais importantes canais de comunicação com os demais sistemas corpóreos, pois um problema nele certamente acarretará um dano grave ao seu portador. São compostos de 12 pares, pois saem um de cada lado do cérebro, simetricamente dividido.
I Nervo Olfatório - nervo aferente - responsável pelo sentido da olfação. Este nervo capta o cheiro.
II Nervo Optico - nervo aferente - responsável pela visão. Capta os sinais luminosos convertido no globo ocular.
III Nervo Oculomotor - nervo eferente - nervo que inerva o músculo levantador da pálpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial e oblíquo inferior. Também inerva o esfincter da pupila para constrição pupilar, músculos ciliares para acomodação da lente para visão de perto.
IV Nervo Troclear - nervo eferente - inerva o músculo oblíquo superior.
V Nervo Trigêmeo - nervo misto - com três divisões: oftálmico, maxiliar e mandibular. Divisão oftálmica: sensibilidade dos olhos, conjuntivas, conteúdo da órbita, cavidade nasal, seio frontal, seio etmoidal, pálpebra superior, dorso do nariz, parte anterior do couro cabeludo. Divisão maxilar: sensibilidade da dura-máter nas fossas anterior e medial do crânio, parte nasal da faringe, palato, cavidade nasal, dentes superiores, seio maxilar, pele que cobre a asa do nariz, pálpebra inferior, face, lábio superior. Divisão mandibular: pele da parte inferior da face, proeminência facial, lábio inferior, orelha, meato acústico externo, fossa temporal, dois terços anteriores da língua, dentes inferiores, células aéreas do processo mastóide, mucosas da face mandibular, dura-máter da fossa méda do crânio. Como nervos eferentes, inervam o músculo temporal, masseter, pterigoideo médio e lateral, tensor do tímpano, tensor do véu palatino, ventre anterior do digastrico e milo-hioideo.
VI Nervo Abducente - nervo eferente - inerva o músculo reto lateral.
VII Nervo Facial - nervo misto - sensibilidade do meato acústico externo, pele posterior da orelha, gustação dos dois terços anteriores da língua, inerva a glândula lacrimal, glândulas salivares submandibular e sublingual e mucosas da cavidade nasal, palatos mole e duro, inerva o músculo da face (expressão facial), couro cabeludo derivado do segundo arco faríngeo e músculo estapédio, ventre posterior do digastrico e estilo-hioide.
VIII Nervo Vestibulococlear - nervo aferente - com duas divisões: vestibular e coclear. Aquele, responsável pelo equilíbrio, este, responsável pela audição.
IX Nervo Glossofaringeo - nervo misto - sensibilidade do corpo e seio carotídeo, do terço posterior da língua, das tonsilas palatinas, da parte alta da faringe e da mucosa da orelha média e da tuba auditiva, gustação do terço posterior da língua, inerva a glândula salivar parótida, inerva um músculo estilo faríngeo.
X Nervo Vago - nervo misto - sensibilidade da pele da região posterior da orelha e meato acústico externo e da dura-máter da fossa posterior do crânio. Sensibilidade dos quimioceptores do corpo aortico e dos baroceptores do arco aortico, mucosas da faringe, laringe e esôfago, brônquios, pulmões, coração e vísceras abdominais derivadas dos intestinos anterior e médio. Gustação da epiglote, inervação da musculatura lisa e glãndulas da faringe, da laringe, visceras torácicas e abdominais derivadas dos interstinos anterios e médio, inervação de um dos músculo da língua (palatoglosso), músculo do palato mole (exceto o tensor do véu palatino), da faringe (exceto o estilofaringeo) e da laringe.
XI Nervo Acessório - nervo eferente - inerva o músculo esternocleidomastoideo e trapézio.
XII Nervo Hipoglosso - nervo eferente - inerva os músculos hioglosso, genioglosso e estiloglosso e todos os músculos intrínsecos da língua.
0 comentários:
Postar um comentário