segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Conhecendo o nosso Português - Crase


A fim de conhecermos um pouco mais sobre nosso Português, muitas dúvidas pairam sobre o correto uso do acento grave chamado Crase. Segue abaixo algumas regras bem legais sobre o seu uso e não uso.


1 – Antes de palavras femininas. Se trocarmos a por ao quando no masculino,  há crase.
Ex.: Chegando à cidade, procure os amigos.
Chegando ao clube, procure os amigos.
Entregamos a carta à professora.
Entregamos a carta ao professor.

2 – Com verbos que denotam locomoção, o mais correto é: se vou a e volto da, crase há; se vou a e volto de, crase pra quê.
Ex.: Fui a Copacabana.
Volto de Copacabana.
Fui à Urca.
Volto da Urca.
Antes de ir à praia.
Antes de voltar da praia.

3 – Os pronomes demonstrativos aquilo, aquele, aqueles, aquela, aquelas receberão crase se puderem ser trocados por esse, essa, esses, essas, este, esta, estes, estas, isto.
Ex.: Eu me referi àquele portão. (eu me referi a este).
Vendi aqueles biscoitos. (vendi estes biscoitos [ não cabe “a estes” ]).
Àquele lugar não vou mais. (a este lugar não vou mais).
Aquele livro eu não li. (este livro eu não li).

4 – Antes de pronomes relativos que, a qual, as quais.
Ex.: Conheço a mulher à qual se referem.
Conheço o homem ao qual se referem.

Casos especiais

1 – Na palavra terra e casa.
a) se casa ou terra = lar ou terra firme, não há crase.
Ex.: Filho, não chegue tarde a casa. (casa = lar)
Os turistas não voltaram a terra. (terra = terra firme)
b) sendo mais específico, haverá crase.
Ex.: Filho, não chegue tarde à casa da sua madrinha. (diferente de lar)
Os turistas não voltaram à terra natal ainda. (diferente de terra firme)

2 – Locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas possuem crase: à toda, à tona, à beça, à direita, à esquerda, às custas de, à mercê de, à proporção que, à medida que.
Ex.: Às vezes alterno meus móveis de lugar.
Ele se cansava à medida que subia a serra.

3 – Nas expressões que denotam à moda de.
Ex.: O palestrante fala à Fidel Castro.
Meu quadro é à Portinari.

4 – Antes de horas:
a) hora do relógio – há crase.
Ex.: Ela apareceu pontualmente às três horas.
Elas chegaram à uma da manhã exaustas.
b) tempo passado – usa-se verbo haver.
Ex.: Ele chegou há vinte minutos.
João chegou há doze minutos.
c) tempo futuro – usa-se a preposição a.
Ex.: Elas sairão daqui a dez minutos.
Elas chegarão daqui a trinta minutos.

5 – Atenção ao verbo PREFERIR – este verbo exige preposição, o que lhe é facultado é o artigo.
Ex.: Prefiro cama a sofá. (a regência deste verbo diz que preferimos alguma coisa em detrimento a outra, este a é preposição).
Prefiro a cama ao sofá. (artigo antes do primeiro termo e artigo mais pre-posição no segundo).
Prefiro o sofá à cama. (artigo antes do primeiro termo e artigo a mais pre-posição a no segundo).

6 – Quando houver ideias de limites ou intervalos.
Ex.: Trabalho de domingo a sábado. (somente preposições).
Trabalho do domingo ao sábado. (artigo mais preposição antes dos ter-mos).
Trabalho de segunda a sexta. (somente preposição).
Trabalho da segunda à sexta. (preposição mais artigo em ambos os ter-mos).
Trabalho de duas a oito horas. (mínimo de duas e máximo de oito - inter-valo).
Trabalho das duas às oito horas. (começa a trabalhar às duas horas e ter-mina às oito horas – valor de limites).
Estes dois últimos exemplos, como podem ser vistos, possuem valores semânticos diferentes.


7 – Antes de pronomes possessivos é facultativo.
Ex.: Pedi um favor a meu tio / pedi um favor ao meu tio.
Pedi um favor a minha tia / pedi um favor à minha tia.
Pedi um favor a minhas primas / pedi um favor às minhas primas.

8 – Antes de substantivos no plural é facultativo.
Ex.: Sou contrário a atos grosseiros.
Sou contrário aos atos grosseiros.
Sou contrário a ações grosseiras.
Sou contrário à ações grosseiras.

9 – Antes de nomes de santos não há crase, pois não cabe artigo.
Ex.: Fomos a Santa Maria. (a Santa Maria).
Fomos a Santa Maria Madalena visitar parentes e amigos. (Localidade chamada de santa).

10 – Antes de Virgem Santíssima pode haver crase.
Ex.: Sempre oramos à Virgem Santíssima / sempre oramos a Virgem Santíssima.

11 – Não há crase entre termos repetidos.
Ex.: Cara a cara, face a face, dia a dia.

12 – Antes da preposição até o uso da preposição a é facultativo.
Ex.: Fui até o Leblon / fui até ao Leblon.
Fui até a Urca / fui até à Urca.

13 – Não cabe artigo antes de pronome de tratamento, não tendo crase.
Ex.: Peço ajuda a Vossa Excelência.

14 – Antes de senhora, dona, madame e senhorita há crase se a regência do verbo pedir a preposição a.
Ex.: Eu vi a senhora ontem / eu vi o senhor ontem.
Pedi um favor ao senhor / pedi um favor à senhora.

15 – Antes de nome próprio feminino a crase é facultativa.
Ex.: Entreguei o material a Elen.
Entreguei o material à Maria.

16 – Por paralelismo sintático.
Ex.: Estes materiais são destinados a alunos, professores e direção.
Estes materiais são destinados a alunos, a professores e a direção.
Estes materiais são destinados aos alunos, professores e a direção.
Estes materiais são destinados aos alunos, aos professores e à direção.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do Blog

Seguidores

Total de views