Ano: 2015
Órgão Contratante: Prefeitura de Miguel Pereira
Cargo: Enfermeiro
23. O Processo de Trabalho é uma atividade humana que opera uma transformação por meio de
instrumentos de
trabalho para se alcançar um determinado fim. São características do processo
de
trabalho das
equipes saúde da família:
a) Desenvolver
ações que priorizem grupos, organização da agenda de trabalho por divisão de
grupos, faixa etária, sexo e
patologias; realizar atenção à saúde na Unidade Básica e domicílio, excluindo
salões e ambientes coletivos.
b) Prover
atenção integral à população adscrita; realizar acolhimento, priorizando grupos
independentemente da necessidade de saúde e risco de vulnerabilidade; integrar
projetos e redes de atenção social.
c) Apoiar as
estratégias de fortalecimento da gestão local e do controle social; realizar o
acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de
necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade; programação e implementação
das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da
população.
d) Participar do
planejamento local de saúde; realizar atenção domiciliar, inclusive de usuários
hígidos, cumprindo assim o princípio da equidade; desenvolver ações educativas.
Comentários:
5
- DO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA
São
características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica:
I
- definição do território de atuação das UBS;
II
- programação e implementação das atividades, com a priorização de solução dos
problemas de saúde mais frequentes, considerando a responsabilidade da
assistência resolutiva à demanda espontânea;
III
- desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo de
saúde-doença da população e ampliar o controle social na defesa da qualidade de
vida;
IV
- desenvolvimento de ações focalizadas sobre os grupos de risco e fatores de
risco comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir
o aparecimento ou a manutenção de doenças e danos evitáveis;
V
- assistência básica integral e contínua, organizada à população adscrita, com
garantia de acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial;
VI
- implementação das diretrizes da Política Nacional de Humanização, incluindo o
acolhimento;
VII
- realização de primeiro atendimento às urgências médicas e odontológicas;
VIII
- participação das equipes no planejamento e na avaliação das ações;
IX
- desenvolvimento de ações intersetoriais, integrando projetos sociais e
setores afins, voltados para a promoção da saúde; e
X
- apoio a estratégias de fortalecimento da gestão local e do controle social.
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